Alemanha

Nos Países Baixos, a avaliação durante a formação médica de pós-graduação baseia-se nas competências. Todos os residentes iniciantes desenvolvem um “plano de formação individual” com o responsável pelo programa de formação, que se baseia nas competências já adquiridas antes do início da formação especializada, por exemplo, durante trabalhos anteriores como residente não em formação. Durante o treinamento especializado, o residente trabalha em um portfólio no qual é documentada a progressão em todos os domínios de competência. O portfólio é a base para avaliações de progresso de cada residente.

pós-graduação medicina intensiva instituto cdt

Na Alemanha, o treinamento especializado dura de 5 a 6 anos. A formação de pós-graduação não está vinculada a centros acadêmicos, de modo que o conteúdo consiste quase inteiramente em aprendizagem baseada no trabalho, sem cursos formais ministrados. A formação de pós-graduação na Alemanha ainda não é baseada em competências, mas está atualmente em reforma e poderá tornar-se mais baseada em competências nos próximos anos.

A formação em clínica geral na Alemanha dura 5 anos, 3 dos quais consistem em formação em medicina interna num hospital, dos quais 18 meses também podem ser gastos em cuidados ambulatoriais, incluindo clínica geral. Os outros 2 anos consistem em formação em clínica geral, dos quais 6 meses também podem ser gastos em cirurgia. Além disso, são necessárias 80 horas de treinamento em cuidados psicossomáticos como parte deste treinamento.