Quem são as pessoas em maior risco?

Todas as pessoas cuja boca é um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de cáries e gengivite , aquelas que usam próteses dentárias , bem como aquelas que negligenciam os cuidados regulares e a escovagem .

O que você deve preparar para sua primeira consulta? Para que o dentista seja o mais eficiente possível, certifique-se de comunicar: 

centro de reabilitação oral

Histórico pessoal: liste todas as suas cáries anteriores e outros problemas dentários;

Prescrições: aquelas para tratamentos atuais, principalmente se envolverem psicotrópicos, anticoagulantes ou antibióticos;

Exames prévios: radiografias panorâmicas já realizadas.

Como ocorre a primeira consulta? Durante a  primeira consulta , o cirurgião-dentista  examina cuidadosamente sua boca para diagnosticar possíveis riscos de cárie e periodonto ou verificar o estado de suas próteses caso você as use. Ele pode então tirar radiografias para examinar os dentes e o maxilar com mais profundidade. Segue-se então uma série de questões relativas à sua saúde geral  : diabetes , hipertensão, por exemplo, bem como a sua história oral e dentária (perda de dentes, afrouxamento dos dentes, fragilidade da mandíbula, etc.)

A placa dentária é definida por um conjunto de bactérias que se fixam nos dentes e acabam formando uma película na superfície. Esta placa pode endurecer e transformar-se em tártaro, que por sua vez tem um efeito irritante nas gengivas. Em associação com alimentos doces rejeita produtos ácidos para formação de cáries;

As cáries são pequenos buracos que se formam na superfície do esmalte dos dentes. Desenvolvem-se nos espaços interdentais ou nos sulcos dos molares. Quanto mais se desenvolvem, maiores se tornam irreversíveis os buracos.