O lado negro dos certificados digitais

O setor do comércio eletrônico também depende de certificados digitais para proteger os seus dados sensíveis, identificação e informações financeiras. Compras online, negociação de ações, serviços bancários e jogos – os certificados digitais são usados ​​em todos os lugares. Eles protegem as transações financeiras de titulares de cartões de crédito virtuais e comerciantes.

empresa certificadora

Mas os certificados digitais também são uma prática comum na comunicação por e-mail. Os e-mails geralmente contêm uma assinatura digital que pode enviar mensagens criptografadas usando um processo hash.

Os certificados digitais representam segurança e fiabilidade – fortalecendo assim a confiança do público. Mas eles não são infalíveis. Eles também têm vulnerabilidades das quais os hackers podem tirar vantagem rapidamente.

Por exemplo, se um cibercriminoso roubar as certificações e dados de chave privada de uma empresa como parte de uma violação de dados, ele poderá usá-los para espalhar malware. E se um certificado manipulado convencer um sistema infiltrado a confiar nele, a porta se abre para o invasor.

Ou um hacker usa um ataque MITM (Man-in-the-Middle) para interceptar o tráfego SSL/TLS , forjar um certificado raiz de uma CA ou ignorar protocolos de segurança com um certificado manipulado – obtendo assim acesso aos seus dados confidenciais. No geral, porém, a segurança fornecida por um certificado digital supera os riscos que ele representa.